Faculdade de Ciências Agronômicas
Página inicial > Notícias
voltar
imprimir
enviar
corrigir
Sérgio Santa Rosa
Os professores Henk Hilhorst e Wilco Ligterink
Pesquisadores holandeses discutem inovações no setor de sementes
Henk Hilhorst e Wilco Ligterink falam aos alunos da PG nesta terça.

[10/12/2012]

Na próxima terça-feira (11), a sala 11 da Central de Salas de Aula da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) recebe, a partir das 9h, os professores Henk Hilhorst e Wilco Ligterink, ambos da Wageningen University, da Holanda.

Os dois especialistas em fisiologia e biologia molecular em sementes vêm apresentar e discutir com os alunos do Programa de Pós-graduação em Agricultura da FCA alguns projetos em andamento na área. Um desses trabalhos está sendo desenvolvido por Renake Nogueira Teixeira, pós-graduanda da FCA, que atualmente realiza doutorado sanduíche financiado pela Fapesp na Wageningen University.

Os professores Hilhorst e Ligterink permanecerão na FCA até o dia 12 de dezembro, trabalhando e discutindo o desenvolvimento de novos projetos em parceria com a equipe dos professores Edvaldo Amaral da Silva e Cláudio Cavariani, responsáveis pela área de sementes na FCA. “Visitas como essas trazem um envolvimento maior do Programa de Pós-graduação em Agricultura em nível internacional, gerando mais oportunidades para nossos alunos estudarem no exterior”, avalia o professor Amaral.

A vinda dos pesquisadores holandeses atesta a crescente internacionalização da área de sementes da FCA, acompanhando a importância que o setor tem alcançado no país. O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de sementes, segundo dados da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), a última safra brasileira gerou um lucro de aproximadamente quatro bilhões de reais.

Na FCA, em abril de 2012, foi realizado na FCA o primeiro “Curso Internacional de Sementes: fisiologia e produção”, com o objetivo de oferecer uma atualização sobre o tema e discutir as técnicas que auxiliam na determinação da qualidade das sementes. Henk Hilhorst foi um dos palestrantes do evento, assim como Derek Bewley, da University of Guelph, no Canadá, e Peter Toorop, do Royal Botanic Gardens – Kew, na Inglaterra. No mês de agosto, Toorop voltou à FCA para uma palestra sobre o Millenium Seed Bank e ministrou a disciplina condensada “Tópicos especiais: biologia molecular em estudos de sementes” para o PG em Agricultura.

Além dessas ações, os professores do setor mantém contato com instituições de pesquisa internacionais buscando estabelecer parcerias e convênios em biotecnologia e produção de sementes.

Assessoria de Imprensa